Sérgio Mauro da Silva Neiro

Publicado: 26/07/2018 - 09:54
Última modificação: 25/05/2023 - 14:35
+55 34 3230-9539

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (1992-1996). Obteve seu mestrado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1997-1999) no Laboratório de Simulação e Controle de Processos, tendo participado de um projeto de intercâmbio com a Universidade de Bremen (Alemanha) entre maio e dezembro de 1998. Obteve o título de doutor em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1999-2003) com estágio na Polytechnic University de Nova York entre novembro de 2002 e março de 2003. Iniciou seu pós-doutorado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (2003-2004), não tendo concluído para atuar profissionalmente . Trabalhou como consultor da área de Supply Chain na AspenTech - Brasil (2004-2010), cujo principal papel era implementar ferramentas de suporte à tomada de decisão em Demand Management e Planning. Atualmente, é docente da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) como Professor Associado II. Sua área de concentração em pesquisa é em Pesquisa Operacional e Programação Matemática (Mathematical Programming) envolvendo Programação Linear (LP), Programação Não Linear (NLP), Programação Misto-Inteira Linear (MILP), Programação Misto-Inteira Não Linear (MINLP) e Programação Disjuntiva (DP). Os problemas de interesse envolvem aqueles relacionados à Engenharia de Sistemas de Processo (Process System Engineering), a saber: projeto e síntese de processos, cadeia de suprimentos, planejamento e programação da produção, otimização em tempo real (RTO) e controle de processos, bem como problemas que envolvam a integração entre as subáreas citadas. Devota-se especialmente atenção para os casos da indústria de petróleo, onde tem concentrado a maior parte de suas pesquisas. Recentemente, dispendeu um ano sabático na University of Wisconsin (Madison - USA) trabalhando com o Prof. Dr. Christos Maravelias. O tema do projeto foi desenvolvido em colaboração com a Praxair, Inc, a qual é uma industria global fornecedora de gases industriais.