Serviço

Interinstitucional / Internacional

por Portal PPG FEQ
Publicado: 03/05/2017 - 12:01
Última modificação: 07/06/2017 - 15:44
Público-alvo: 
Estudante / Professor / Técnico-Administrativo
Assunto: 
Serviços
Definições: 

A inserção internacional do PPGEQ/UFU é uma realidade com diversas parcerias com importantes grupos internacionais, gerando diversos frutos, dentre os quais a publicação de trabalhos conjuntos em importantes periódicos internacionais.

Existem em andamento diversos projetos com parcerias internacionais, como:

-Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Inovação no Aproveitamento de Resíduos Agro-Industriais (INCTIARA) com selo do CNPq, sob a coordenação de um docente do  PPGEQ/UFU. Este INCT congrega sete (7) grupos Internacionais na área, envolvendo nos Estados Unidos (University of Wisconsin e University of Oklahoma), na  Inglaterra (Imperial College) e Alemanha (Otto Von Guerick Universitat e ATB).

- Projeto CAPES BRAFITEC Nº194/15: Explorando as fronteiras da Engenharia Química. Projeto de cooperação internacional entre Universidades Brasileiras e Francesas.

- Imperial College na Inglaterra: trabalho conjunto entre docente do PPGEQ/UFU em parceria com o Departamento de Engenharia Química e Química Tecnológica do Imperial College (Londres – Inglaterra) na área de processo de separação do hidrogênio.

- Universidade del Pais Vasco – Espanha: parceria entre professores do PPGEQ e da Universidade del Pais Vasco (Bilbao- Espanha) em diferentes áreas.

- Instituto de Catalisis Y Petroleoquímca - CSIC – Madrid, Espanha: interação com docente do PPGEQ/UFU no tema de preparação e caracterização de catalisadores de níquel para a produção de hidrogênio a partir de metano.

- Wisconsin University – Estados Unidos – interação na área de síntese de biocombustíveis e tecnologiasde biorrefinarias, envolvendo a preparação e testes de catalisadores de platina, carbono, níquel e outros metais nobres suportados.

- University of Oklahoma - Estados Unidos-  parceria entre o grupo de pesquisa em Catálise, Cinética e Reatores do PPGEQ/UFU com o grupo de pesquisa do Departamento de Engenharia Química e Ciências de Materiais da Universidade de Oklahoma, através de parceria sobre o uso de nanotubos de carbono na produção de biocombustíveis.

- Universidade de British Columbia, em Vancouver (Canadá) – parceria na área de fluidodinâmica em sistemas particulados (CFD e experimental).

- Otto Von Guerick Universitat  - parceria com  Otto Von Guerick Universitat (Magdeburg-Alemanha) na área de fluidodinâmica de equipamentos de desidratação (experimental e CFD).

- Leibniz Institute for Agrucultural Engineering Potsdam-Bornim (ATB) – com o  Leibniz Institute for Agrucultural Engineering Potsdam-Bornim (ATB) na área de estudos fluidodinâmicos e aplicações de tambores rotativos (experimental e DEM).

- Universidade do Minho – parceria com o Departamento de  Engenharia Biológica da Universidade do Minho com orientações conjuntas na área de produção de etanol.

- Universidade Técnica da Dinamarca (Dinamarca) – parceria  na área de Catálise Computacional empregando métodos de primeiros princípios (Teoria do Funcional de Densidade ou DFT).

- Instituto de Investigación en Ciencias de la Alimentación (CIAL) do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), Madrid, Espanha -  parceria  na área de produção e imobilização de enzimas.

-Existe também uma parceria do Programa com Universidades Alemãs, com o patrocínio do DAAD (Deutsche Akademische Austauschdienst – Serviço de Intercâmbio Alemão).